-
Arquitetos: Enrique Browne y Arquitectos Asociados
- Área: 2650 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Nico Saieh
Descrição enviada pela equipe de projeto. Decidiu-se construir um Centro de Mineração no departamento de Engenharia da Universidade Católica do Chile, no Campus San Joaquin. O local fica voltado para a grande Avenida Vicuña Mackenna, onde passam os sistemas de metrô elevados. A atribuição inicial considerava um volume de 6 andares com salas de aula, salas de professores, auditório e um pequeno museu de mineração. Nós projetamos uma construção tipo uma "rocha" (opção 1).
No entanto, a solução parecia insignificante dada a grande dimensão da avenida, a presença forte da estação do metrô elevada e os altos edifícios vizinhos. Nós, portanto, propusemos uma outra opção: que o programa filtrasse através dos edifícios anexos a um nível abaixo do solo. Como tal, as áreas acima dos edifícios foram dadas aos alunos como espaços verdes. Ao longo do comprimento havia uma "rachadura" para fazer o fornecimento de luz e ar para o programa. Esta rachadura terminava em uma pequena colina que abrigava o museu e o auditório maior (opção 2). Esta proposta era atraente, dado ao aumento das áreas verdes, que é exatamente a questão que se humanizou e deu coerência ao campus. Além disso, a cobertura verde oferecia cerca de 25% em economia de energia.
No entanto, a última opção foi recusada, uma vez que não havia uma "edificação" para evidenciar a nova construção. Nós então oferecemos uma terceira alternativa que manteve a "fissura", mas substituiu o morro por um longo edifício com colunas, como uma conclusão (opção 3). Esta solução foi aprovada.
Posteriormente, houve uma mudança nas autoridades do Departamento, o que também mudou os programas. Certas atividades foram substituídas por um auditório e um Clube da Faculdade. Assim, uma opção de número 4 foi elaborada. Esta opção também foi enterrada sob a terra, criando um "T", deixando visível apenas um cilindro de cobre que serve de acesso e referência visual do complexo.
O Centro incorpora uma cobertura de telhado verde e outros itens de eficiência energética. As paredes dos escritórios e salas de aula, que estão ao lado da terra, geram um ambiente térmico de alto padrão, com baixa demanda de energia para resfriamento e aquecimento.